Seja com jato de água, limpeza de telhado a seco, usando produtos de limpeza especializados ou apenas água sanitária, é importante garantir uma limpeza cuidadosa e correta da sua cobertura. Detalhamos a seguir três métodos para realizar a lavagem de telhado de forma eficaz e segura, elencando os benefícios de cada um deles e quando são indicados.
Lavagem de telhado com jato de alta pressão
O que é: Como o nome já sugere, esse método tem o objetivo de remover a sujeira e manchas com um forte jato de água.
Prós e contras: Esse método não é tão eficiente quanto parece, isso pois ele apenas remove a camada superficial de sujeira, não eliminando a raiz do problema. Resultando assim no rápido reaparecimento dos microrganismos que danificam a estrutura do telhado, por se alimentarem de matéria orgânica.
Também devido a água pressurizada algumas telhas podem ter seus poros afetados pela pressão, ficando mais propensas a quebrarem ou acumularem sujeira mais rapidamente.
Indicação: Para evitar danos, procure usar uma pressão mais baixa ou utilize-o apenas em coberturas feitas de materiais mais resistentes, como em telhados de concreto.
Lavagem do telhado com produtos de limpeza
O que é: Esse é outro método de lavagem de telhado tradicional, por poder ser facilmente realizado em casa. Nele se usa uma mistura de um produto – água sanitária, lixívia de cloro ou sulfato de cobre – com água e sabão, que deve ser aplicada diretamente nas telhas e enxaguada depois de algum tempo (cerca de 20 minutos, para fazer efeito).
Prós e contras: Por utilizar produtos fáceis de encontrar e que a maioria das pessoas já tem em casa, é um método mais econômico e prático e é uma boa solução para a limpeza de telhas cerâmicas.
Entretanto, alguns cuidados especiais devem ser tidos antes de aplicar a solução, verifique se há animais ou plantas por perto para evitar danos.
Forre seu jardim, cubra vasos e utilize os materiais de segurança necessários para realizar esse tipo de limpeza em casa. Veja aqui como fazer a lavagem de telhado com água sanitária de maneira correta e segura.
Indicação: Para casos em que não basta apenas remover a sujeira com vassoura, que os detritos já não são somente superficiais, e o telhado está apresentando os primeiros sinais de dano.
Limpeza de telhado a seco
O que é: Um método de limpeza que não envolve água, feito apenas com a utilização de produtos específicos que removem algas e fungos da cobertura. A aplicação é realizada com um pulverizador e dispensa enxágue: isso será feito posteriormente com a água da chuva, que irá finalizar o processo.
Prós e contras: Apesar de geralmente demandar um investimento mais elevado, um dos principais motivos apontados por especialistas para optar pela lavagem de telhado a seco é que esse tipo de procedimento pode conservar a cobertura da casa limpa e intacta por mais tempo.
Os produtos químicos utilizados não só limpam como evitam que novos microrganismos se desenvolvam por um período de até 2 anos. A aplicação também é rápida e eficaz, ajudando a devolver a coloração original das telhas e eliminando aquele aspecto envelhecido.
Indicação: Pode ser feita em qualquer tipo de telhado, preferencialmente quando ele estiver bastante sujo, com fungos e lodo. Os profissionais responsáveis por lavar o telhado a seco devem utilizar aplicadores especiais e produtos certificados e testados.
Dependendo do tipo de material utilizado na cobertura da casa, uma mistura diferente deverá ser usada – dê preferência por fórmulas biodegradáveis, para evitar riscos ao solo. Alguns ingredientes e produtos químicos utilizados mais comumente para a limpeza de telhado a seco<são o hipoclorito de sódio, o carbonato de sódio, a auramina ou água deionizada.
Fazendo a lavagem de telhado: cuidados necessários
Antes de tudo, é necessário levar em conta que tanto a limpeza de telhado a seco como as demais técnicas envolvem riscos devido à altura e aos materiais que podem se acumular nas telhas, como mofo, sujeira, folhas etc.
Procure profissionais e empresas especializadas neste tipo de serviço, garantindo que a limpeza seja feita respeitando todas as normas de segurança necessárias, de forma a evitar acidentes indesejados. Adotar essas ações permitem que seu telhado seja tratado da maneira correta e efetiva, já que um malcuidado pode gerar infiltrações, goteiras e outras avarias em seu imóvel.
Para evitar esse tipo de problema também é indicado investir em materiais duráveis e de qualidade ao fazer a cobertura de sua casa, como as telhas da Estrutural Eurotop. Por serem mais resistentes e suportarem maior pressão, diminuem a necessidade de manutenções.
Essa combinação de cuidados e investimento em qualidade irá ajudar a conservar as telhas e manter o aspecto de sua construção mais preservado por um longo tempo.
Imagem: Giano Martinelli Rici