Telhas e telhados

3 perguntas (e respostas) sobre telhas

As telhas vêm conquistando cada vez mais atenção na hora de planejar e realizar um projeto arquitetônico, pois além da questão estética, a escolha da cobertura tem influência direta na temperatura interna do imóvel e, consequentemente, na sua eficiência energética.

Existem vários tipos e modelos de telhas disponíveis no mercado, inclusive há diversos materiais de que elas podem ser fabricadas, atendendo a todos os gostos e preferências. Por isso, logo a seguir, reunimos as melhores informações para ajudar você a identificar qual a melhor telha para o seu projeto.

Qual o melhor tipo de telha?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, não há um tipo superior ao outro, isso depende de acordo com a situação e necessidade de cada projeto. A pergunta que se deve fazer é qual a melhor telha para o seu objetivo: escolha entre eficiência energética, estética, economia, mas lembre-se que qualidade e segurança devem vir sempre em primeiro lugar.

qual-a-melhor-telha

  • Telhas de concreto– A telha de concreto ainda é uma novidade no mercado, mas já ganhou destaque pela sua durabilidade, alta resistência e impermeabilidade superior.
    Além de suportarem maior pressão, as telhas de concreto oferecem normalmente um leque de possibilidades maior em termos estéticos – por se tratar de um material poroso, as telhas de concreto absorvem bem o pigmento e estão disponíveis em várias cores.
  • Telhas de cerâmica– É o tipo mais comum, conhecido também como telha de barro.  Já aqui referimos a sua durabilidade. Para quem não sabe qual o melhor isolante térmico para telhado, a telha de cerâmica é especialista em conforto térmico. Criando uma barreira que não permite que a casa esfrie ou esquente demais, mantendo a temperatura interna mais estável seja qual for a região.

telha cerâmica americana

Qual é o telhado mais barato?

Aliada ao conforto térmico, as telhas de cerâmica oferecem ainda economia. Há modelos de telhas de cerâmica vermelha, como a Euro10 romana e Euro10 americana que são uma solução vantajosas se avaliar custo-benefício, já que são precisas apenas 10 telhas por metro quadrado de cobertura.

Qual telha esquenta menos?

Normalmente a de cerâmica é a que proporciona maior conforto térmico, porém o calor está mais ligado à inclinação do telhado e ao forro. Por isso, o telhado inclinado de cerâmica é um dos mais recomendados em locais muitos quentes, pois possibilita uma edificação com pé direito mais alto, o que facilita a ventilação cruzada no ambiente.

Agora que você sabe um pouco mais sobre os tipos das telhas mais utilizados, suas qualidades e defeitos, é preciso investir em peças de qualidade, independentemente do material de que são feitas. A Estrutural Eurotop oferece materiais duráveis e de confiança, além de um extenso catálogo de cores e materiais – pontos essenciais na altura de concretizar um projeto.

Grupo Estrutural / Todos os Direitos Reservados