Sustentabilidade

Dicas de reciclagem na construção civil: reciclagem de material de construção

Nas últimas décadas o processo de urbanização tem crescido de forma acelerada, o que consequentemente aumentou o número de obras e construções – seja de prédios, condomínios, casas e até mesmo reformas de empreendimentos já existentes. O problema está na grande quantidade de lixo que é gerado nessas obras.

Em alguns casos a proporção dos resíduos das construções civis é alarmante, e muitas vezes esse lixo é descartado de forma indevida – conscientemente ou não. Sendo assim, a solução é investir em reciclagem de resíduos da construção civil algo nem sempre realizado.

Reciclagem de material de construção

A reciclagem de entulho da construção civil pode não ser uma tarefa tão simples, mas se faz totalmente necessária para a preservação do meio ambiente. Pela resolução 307 de 2002 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente)*, os municípios e o Distrito Federal, devem obrigatoriamente elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos, o PGRS. Assim, estabelecendo as diretrizes técnicas e os procedimentos oficiais que guiarão o descarte apropriado de resíduos pelas empresas geradoras.

Listamos a seguir soluções para organizar o canteiro de obras e auxiliar os demais colaboradores no processo para a reciclagem do lixo.

  • Organize uma coleta seletiva

Os resíduos devem primeiramente ser separados de acordo com suas características e especificações. Da mesma maneira que ocorre em um prédio ou condomínio, o material deve ser descartado corretamente no direcionamento para o lixo. Por exemplo, separe o que são resíduos reutilizáveis como tijolos, placas e argamassa; dos resíduos recicláveis tais como plásticos, papelão, madeira, entre outros.

  • Instrua os funcionários para a reciclagem dos resíduos

A reciclagem de entulho de construção civil é responsabilidade da empresa como um todo, devendo haver colaboração dos funcionários. Portanto, todos precisam ter essa conscientização acerca da reciclagem. Não só pela lei, mas também pela preservação do meio ambiente e em prol de um futuro mais sustentável.

  • Classifique os resíduos da construção

A classificação dos diferentes tipos de resíduos da construção civil deve ser feita para que cada um deles possa ter um destino mais adequado, de acordo com suas especificações. A reciclagem de resíduos sólidos na construção civil, como alumínio, arame, vidro e fio de cobre, possui a classificação B, ou seja, esses materiais podem ser reciclados. Lembre-se de consultar o Plano de Gerenciamento de Resíduos do seu município e siga o padrão estipulado na sua região para classificação e também coleta dos resíduos.

  • Faça o planejamento dos locais onde os resíduos serão armazenados

A preocupação deve estar presente desde a seleção até o acondicionamento, despacho e a retirada dos entulhos da obra. É importante que cada pavimento contenha um recipiente adequado para a coleta seletiva, e que seja indicado de acordo com o material a ser descartado. No térreo, deverão ser feitas as instalações de baias para acumular o lixo que foi coletado.

  • Planeje o transporte dos resíduos

A retirada dos resíduos acumulados nas baias deve ser realizada frequentemente, e deve-se ter muita cautela com o acúmulo de sobras nos canteiros de obras. Sendo assim, uma organização prévia é essencial para evitar que isso aconteça.

reciclagem de material de construção

Reciclagem de entulhos na construção civil: classificação de resíduos

Existem 4 tipos de classificação que os resíduos podem ter de acordo com o seu material, que estipulam se podem ser reaproveitados ou não. São elas:

  • Classificação A: indica que os resíduos podem ser reciclados e utilizados novamente em outra obra. Os principais materiais incluídos nessa classificação são os restos de concreto, blocos, pisos, telhas e argamassa.
  • Classificação B: neste caso, os resíduos também podem ser reaproveitados, porém para outro destino que não seja uma nova construção civil. Dentre eles podemos citar o vidro, plástico, madeira, papelão e papel.
  • Classificação C: os materiais que se enquadram nessa categoria não podem ser reciclados por falta de condições de reciclagem ou por serem inviáveis economicamente. São exemplos de resíduos todos aqueles que não se encaixam na classificaçãoD, detalhada a seguir.
  • Classificação D: engloba os materiais que podem possuir algum risco de contaminação, como tintas, solventes, vernizes, materiais de amianto e materiais contaminados das classes A, B, ou C. Essa classificação exige cautela no seu descarte.

A reciclagem de entulhos da construção civil é de extrema importância e deve ser realizada de maneira consciente por todas as empresas. Elas devem também se atentar para destinar os resíduos aos locais de descarte ou reciclagem corratamente, de acordo com sua classificação. Essa ação contribui para o meio ambiente e ainda possibilita a economia de materiais para obras futuras.

Fonte:Resolução CONAMA

Life-Of-Pix/Pixabay

danisampa/Pixabay