Construção e Infraestruturas

6 Dicas de Construção Civil

O começo de uma obra pode ser um desafio até para os profissionais mais experientes. Isso porque, são muitos fatores que precisam ser considerados, que vão desde a escolha do especialista, do material até questões de orçamento. Se você está iniciando um projeto, preste atenção nas dicas de construção civil que reunimos a seguir.

Muitas vezes, os problemas que ocorrem nos canteiros de obras estão relacionados com a falta de planejamento ou a falta de conhecimento na hora de escolher os materiais. Por isso, a seguir reunimos dicas de construção para grandes projetos, mas que também são válidas para quem está trabalhando em projetos menores e busca dicas para construção de casas pequenas, por exemplo.

Continue lendo para descobrir mais sobre planejamento, orçamento, sustentabilidade e outras dicas de construção.

  1. Dicas para planejamento

    Entre as dicas de construção civil, talvez a principal seja o planejamento da obra. É ele que vai direcionar o bom andamento do projeto e, por isso, vale colocar tudo na ponta do lápis – desde a verba disponível até ao tempo em que a obra precisa ser concluída.

    Para a melhor organização, documente tudo em uma planilha com as etapas da construção, desde a demolição até a revisão para o momento da entrega. Dessa forma, é mais fácil visualizar os prazos e orçamentos, facilitando a tomada de decisões.

  2. Dicas para orçamento

    É na hora de orçamentar que todos os custos, sejam diretos ou indiretos, serão levantados. Logística, mão de obra, preço dos materiais e também possíveis contratempos, são alguns itens que devem constar na sua planilha final de orçamento.

    A contratação de bons profissionais, bem como a compra de materiais de qualidade, são os custos mais altos de uma obra. Porém, essa escolha é o que evita possíveis retrabalhos e gastos ao longo prazo. E como os detalhes fazem toda a diferença na hora de orçar, confira a seguir algumas dicas para construção não se tornar um peso no bolso:

    ● Considere o custo do estoque para evitar perdas desperdícios e perdas de material por questões climáticas, principalmente em períodos ou regiões de muita chuva.
    ● Invista na organização do canteiro de obras, identificando os materiais frágeis, a fim de evitar quebras por manuseio incorreto.
    ● A compra com o mesmo fornecedor pode ajudar em descontos e também na logística, sendo um ponto positivo para o tempo da obra também.
    ● Inclua uma verba extra na estimativa final do projeto, para que seja possível gerenciar possível contratempos.

  3. Dicas para construção sustentável

    Algumas medidas sustentáveis fazem bem tanto para o meio-ambiente quanto para o custo final da obra. Entre as dicas para construção civil mais sustentável, está a instalação de calhas para captar a água da chuva (limpa), que pode ser utilizada para a mistura de concreto, por exemplo. Na parte interna, é possível instalar redutores de pressão e quantidade de água nas torneiras, de forma a incentivar um menor consumo.

    O descarte adequado de entulho é uma das dicas para construção civil que busca um menor impacto ambiental. Cada município dispõe de uma legislação própria para o descarte de resíduos, que deve ser seguido pelos profissionais responsáveis pela obra. Se descartado de forma correta, o entulho processado pode ser reutilizado na pavimentação de estradas, calçamentos, bancos de praça e até mesmo para a fabricação de tijolos ecológicos.

  4. Dicas para os materiais

    A eficiência em cada etapa da construção, seja na estrutura ou na instalação hidráulica, vai depender também da qualidade das ferramentas e materiais escolhidos. O tipo de material vai depender de fatores como orçamento, layout do projeto, região da obra e disponibilidade no mercado, mas a qualidade deve ser fundamental. E, para fazer a melhor escolha, é preciso atentar para algumas dicas de construção civil essenciais:

    ● Antes de tudo, se preocupe com a listagem de todos os materiais necessários: concreto, argamassa, pedra brita, areia, cal, aço, blocos cerâmicos estruturais, blocos de vedação, madeira, portas e janelas, telhas, materiais para instalações hidráulica e elétrica.
    ● De acordo com o cronograma, estipule momentos para a aquisição dos materiais de acordo com o ritmo da obra – nem tudo precisa ser comprado ao mesmo tempo. Além disso, planeje o seu armazenamento.
    ● Como regra geral, busque fornecedores e empresas consolidadas no mercado. Verifique as tendências do mercado, já que a tecnologia dos materiais está em constante evolução. A linha Euro10 da Estrutural Eurotop, disponível nas versões Americana e Romana oferece economia no madeiramento, ripas e mão de obra já que são necessárias apenas 10,5 peças por metro quadrado.

  5. Dicas para vistoria

    Se o projeto é a construção de uma residência, uma das dicas de construção de casas, é manter uma vigília frequente do canteiro de obras, dos produtos e da mão de obra – isso porque, é mais fácil ter esse cuidado em obras menores. Só assim você saberá se a sua construção está sendo levada de acordo com o planejado.

  6. Dicas para a equipe

    Por fim, uma das mais importantes dicas de construção civil: mão de obra qualificada e responsável. Contrate um time qualificado de pedreiros, eletricistas, pintores e mestre de obras para o projeto. Comunique o orçamento e seja claro quanto aos prazos para cada etapa. Se esta é a primeira vez que está contratando um time, não esqueça de buscar referências com colegas e também de checar o resultado com antigos clientes.

Samuel Zeller/Unsplash