Casa e Decoração

O guia completo de reforma de casas antigas

O restauro de casas antigas é uma prática cada vez mais comum. Algumas cidades estão até oferecendo certos incentivos fiscais para quem deseja comprar e restaurar construções antigas (que normalmente estão localizadas nos centros urbanos). Para quem tem interesse, basta procurar a prefeitura do respectivo município.

Outra vantagem de adquirir um imóvel antigo é que o seu valor costuma ser bem abaixo do praticado no mercado. Isso é um bom convite para quem procura algo específico ou dispõe de tempo e orçamento para umareforma de casas antigas completa. Então vamos ao que interessa.

Como reformar uma casa antiga

A reforma de casas antigas se inicia pela análise da estrutura do imóvel, sendo que um profissional especializado é a pessoa mais indicada para o serviço. Nesse momento será verificado se há algum dano estrutural nas paredes e na fundição da casa. Se houver e ele for comprovado, a estrutura deverá ser reparada antes do início das obras.

Outro ponto a ser observado é a estrutura do telhado, que em muitos casos, por ser muito velha, pode apresentar goteiras e/ou problemas estruturais. Saber das condições estruturais é fundamental antes de iniciar o projeto da casa nova, pois o arquiteto precisa saber se o imóvel aguenta um novo telhado, por exemplo.

Ainda na fase de avaliação, há outros itens que não podem ser esquecidos:

  • Rede elétrica (fiação)
  • Rede hidráulica (canos)
  • Dedetização (caso haja madeira na estrutura)

Criando um projeto de restauro (casas antigas)

No processo de criação do projeto é muito importante saber se você aproveitará o estilo e a proposta da casa, ou se pretende fazer algo totalmente diferente. Porém é recomendado avaliar cautelosamente a necessidade de alterações estruturais nas paredes, já que se trata de uma construção antiga e pode sofrer danos.

Reforma em casas antigas podem trazer algumas surpresas, e por mais que sempre tentemos manter tudo dentro do orçamento desejado, é importante deixar uma margem para imprevistos que possam exigir um pouco mais de investimento.

Mãos à obra

Na hora de começar qualquer reforma de casa antiga, tenha a certeza de que arquiteto, engenheiro e pedreiro estejjam todos bem alinhados com os objetivos da obra. O restauro deve começar de dentro para fora, deixando a fachada por último.

Depois de o imóvel ser replanejado, ter suas partes elétricas e hidráulicas revistas e as paredes restauradas, é hora de pensar no telhado. Agora que você já tem certeza de que as novas paredes aguentarão o novo telhado da sua casa, é possível iniciar a instalação ou o reparo de telhas, dependendo do caso.

O telhado requer uma atenção especial, pois qualquer falha pode ocasionar problemas maiores no futuro, como vazamento de água e consequentemente, infiltração. Aqui a escolha de materiais  resistentes e duráveis é essencial, por isso invista em telhas de qualidade e certificadas, como as da Estrutural Eurotop, que possuem um design que evita o acúmulo de água e facilita seu escoamento, além de serem certificadas pelo CCB, Centro Cerâmico do Brasil.

Só então é que deve-se focar nos acabamentos, como pisos, janelas, cerâmicas, metais, etc. Por fim, devem ser os últimos passos no processo de reforma de casas antigas é a pintura e a jardinagem. .Desta forma, a velha residência estará pronta para receber seus moradores com todo o conforto, beleza e segurança desejados.

Saber como reformar uma casa antiga elaborando um bom orçamento, optando por materiais e profissionais adequados, planejando  com cuidado e analisando todas as fases antes do início das obras é fundamental, para que o resultado alcançado seja o ideal.

Milivoj Kuhar/Unsplash