Após erguida a estrutura da casa e as paredes, é o momento de cobri-la para proteger a construção da ação dos agentes externos. A instalação de um telhado é geralmente feita por profissionais, pois caso algum passo seja feito errado – como o cálculo da inclinação – isso pode acarretar em problemas futuros, desde infiltrações e entupimento das calhas até dano às telhas.
Para quem deseja saber mais como instalar telhas,como colocar cumeeira no telhado e outros processos envolvidos na hora de colocar telhado, acompanhe este passo a passo detalhando as etapas da instalação da cobertura.
Existem diferentes tipos de telhados – esse guia descreve como colocar telhado tradicional, com estrutura de madeira e telhas.
1) Antes de tudo: planejamento
Essa talvez seja a parte principal, já que é a partir de um bom planejamento que se alcançará o resultado almejado – e uma obra sem problemas ou prejuízos. É aqui que você definirá o tipo de telha mais adequado, os materiais a serem usados, fará os cálculos de inclinação e peso (as telhas de concreto são mais leves que as de cerâmica, por exemplo) para a construção da estrutura, etc.
Também é necessário listar os materiais necessários para não faltar nada no momento da obra, evitando assim atrasos, como:
- Prego de vedação
- Forro/manta isolante
- Selante para área externa
Além disso, claro, há os materiais básicos, que são as madeiras da estrutura e as telhas. Para evitar ter que fazer reparos constantes, invista em um material resistente e de qualidade, como as telhas de concreto da Estrutural Eurotop.
A partir daí e do tamanho da área que será coberta é possível fazer a estimativa de quantas telhas irá precisar.
2) Estabelecendo a estrutura
Antes de partir para passos mais avançados como colocar telhas, é preciso montar o esqueleto do telhado, o que dará sustentação à cobertura. O tipo de estrutura irá depender do modelo de telhado escolhido, da quantidade de águas (direções), e pode ser feita tanto com madeira como com aço.
A estrutura será a base onde as telhas serão montadas e presas e consiste em uma trama de diferentes peças, com funções específicas, como:
- Caibros
- Ripas
- Terças
Lembre-se que o grau de inclinação deve ter sido calculado previamente e é essencial que esteja correto na hora de colocar telhas. Veja mais sobre inclinação de telhados aqui.
3) Manta isolante
O próximo passo se trata da manta térmica, cujo objetivo é proteger a casa tanto do frio, como do calor, e evitar problemas de umidade, goteiras, etc. As mais indicadas são as de alumínio duplo, por serem mais resistentes, impermeáveis e refletirem o calor das telhas. Elas podem ser instaladas tanto entre as ripas e caibros como entre as ripas e telha.
Como colocar manta de alumínio no telhado:
- O rolo deve ser colocado perpendicular ao beiral do telhado, de um dos lados.
- A manta deve ser desenrolada sem perder o alinhamento com a borda do telhado.
- Para facilitar, ela pode ser esticada por seções de cerca de 3m cada.
- Depois é preciso prendê-la com pregos, entre intervalos de aproximadamente 60 cm, e a 5 cm do beiral.
- Assim que chegar na outra extremidade do telhado, a manta deve ser cortada também na altura da borda, e depois pregada.
- Este mesmo processo deve ser repetido, de forma a sobrepor a camada já aplicada.
4) Como colocar telha
Chegando o momento de colocar telhas, existem algumas diferenças no método utilizado, dependendo do estilo do telhado e material escolhido. Acima de tudo, é preciso levar em conta os seguintes pontos básicos:
- A montagem sempre deve ser iniciada da direita para a esquerda e de baixo para cima.
- A sobreposição horizontal das telhas deve ser de pelo menos 10 cm.
- As telhas podem ser tanto pregadas como fixadas às ripas.
- Esse serviço é mais indicado para ser feito em duas pessoas.
5) Instalação da cumeeira
Para cobrir a fresta deixada entre o encontro de duas águas de um telhado e cujas telhas não fazem a ligação, é preciso instalar este complemento, chamado de cumeeira. A quantidade de cumeeiras irá depender do número de águas que o telhado possui, mas no estilo mais tradicional, de 2 águas, ela ficará em cima, no topo da cobertura.
Esse elemento do telhado pode também ser feito de diversos tipos de materiais, como PVC, fibrocimento, barro etc. Além disso, também existem diversos estilos diferentes. Sendo assim, a forma de como colocar cumeeira no telhado varia, porém, o princípio é semelhante:
- Fazer a cobertura com a manta.
- Colocar a argamassa para fazer o arremate.
- Posicionar a cumeeira tendo o cuidado de manter o mesmo alinhamento.
- Limpar as peças para que os respingos de argamassa não sequem.
6) Aplicação de outros elementos construtivos
O estágio final do processo de colocar telhado é instalar acessórios complementares, que irão garantir e proporcionar o bom funcionamento da cobertura. Dentre eles estão: as calhas e rufos, pontos de ventilação, enchimentos para melhorar o isolamento acústico e térmico etc.
Também é possível tomar medidas para prevenir o desenvolvimento de ninhos de pombas na cobertura de sua casa, como instalar passarinheira no telhado. Elas consistem em uma grade que ajudará a proteger a estrutura interna, pois impossibilita a invasão de pássaros.
Se ficou interessado e com vontade de se aventurar a colocar telhas e tentar montar seu próprio telhado, leve em consideração não só a qualidade dos materiais, mas também as medidas de segurança envolvidas nesse processo. Também tenha em mente que, por mais habilidoso que seja, para uma obra de médio a grande porte é indicado a contratação de profissionais especializados. Leia mais artigos sobre telhas e telhados aqui.