Casa e Decoração

Dicas de reforma de casas: o guia completo para que não falte nada

São vários os motivos que levam as pessoas a decidirem por uma reforma, os mais comuns incluem o aumento da família, corrigir defeitos estruturais ou até mesmo se adequar aos padrões de arquitetura atuais. Assim como a moda, a arquitetura está sempre se reinventando, e de tempos em tempos novas tendências surgem e nós nos adequamos conforme as nossas necessidades e vontades.

Entretanto, para muitos o assunto “obra” pode ser sinônimo de dor de cabeça. Por isso criamos este guia com algumas dicas de reforma de casas para tentar reduzir o incômodo que pode se tornar viver em um imóvel em obras.

Reforma de casas: dicas importantes!

Antes de começar qualquer reforma, fazer um checklist das etapas é muito importante manter a organização e evitar surpresas. Ter tudo preestabelecido evitará problemas desnecessário durante o período de obras, sendo assim, tenha certeza de seguir a lista de verificação abaixo:

  • Motivo da obra e os cômodos a serem reformados
  • Definição do orçamento
  • Projeto da obra
  • Registro junto ao órgão público (se necessário)
  • Compra dos materiais
  • Contratação da equipe profissional

Esses são os passos essenciais passos para garantir que o básico de uma reforma foi contabilizado. Porém existem outras questões tão importantes quanto, como o fato de se você e sua família ficarão no imóvel durante o período das obras. Se sim, é muito importante alinhar a entrega dos materiais de acordo com as necessidades e o remanejamento dos cômodos.

Se a opção da família for sair da casa durante as reformas, é preciso incluir os custos extras de hospedagem e transporte (mudança) no orçamento da obra. Caso haja vizinhos próximos, também é interessante notificá-los sobre o período da reforma e respeitar a lei do silêncio.

Agora você já sabe como começar a montar o seu checklist. Reforma de apartamento é um pouco mais complicado, você precisará apresentar o registro da obra para o síndico e contatar a administradora (se houver uma) para saber sobre as políticas de reforma do prédio. Uma dica importante é criar uma planilha “reforma apartamento” com todas as etapas da obra e tentar ser o mais fiel possível a ela.

Planilha orçamento: reforma residencial

Aqui é onde você vai colocar todos os seus gastos – todos – detalhadamente. Desde o desenho do projeto até a faxina final, sendo um dos mais importantes os gastos com materiais de construção. Muita gente só percebe o custo de uma reforma depois de ter iniciado as obras, e acabam optando pela escolha de materiais de baixa qualidade para compensar outros gastos.

Entretanto, essa escolha significa mais obras em um futuro próximo, já que provavelmente terão um menor prazo de duração e maiores chances de se deteriorarem ou danificarem. Portanto quando se trata de reformas mais pesadas, como estruturais ou de telhados, é fundamental escolher o que há de melhor no mercado, como os blocos de cerâmica da Estrutural Selecta e as telhas de concreto da Estrutural Eurotop, que possuem maior resistência e durabilidade.

Uma reforma afeta todos os envolvidos, por isso é importante ter tudo muito bem preparado e organizado, evitando problemas e fazendo melhorias na casa nova. Por isso siga as dicas de reforma de casas descritas aqui e certifique-se de preparar um checklist para a reforma do seu apartamento ou casa antes de começar a obra.

skeeze/Pixabay