Agregados

Dicionário de construção #5: O que é agregado para concreto

Neste quinto capítulo do nosso Dicionário de Construção, vamos falar sobre os agregados (construção civil). Esse tipo de material possui um papel importante em todos os canteiros de obra, sendo utilizado tanto em grandes empreendimentos quanto na construção civil de fins domésticos. Quando empregados de maneira correta, os agregados ajudam a reforçar a estrutura da obra.

É possível que você esteja se perguntando o que são agregados. Por definição, consistem em um tipo de matéria-prima extremamente resistente que é utilizada na preparação de concretos e argamassas e nos lastros das rodovias. Eles são classificados pela sua densidade, cujos níveis são: leves, normais e pesados.

Agregados: construção civil

Os tipos de agregados na construção civil podem variar muito, porém os mais comuns são feitos de areia, pedra e brita. Um dos aspectos mais característicos dos agregados é eles não possuírem uma forma exata, sendo compostos por tamanhos e dimensões diferentes.

Utilizar matéria-prima na construção não é algo moderno, muito pelo contrário. Os diferentes tipos de areia e pedra sempre estiveram presentes em construções antigas. Além disso, dos diversos recursos naturais utilizados, esses são, com certeza, os principais.

agregados construção civil

Tipos de agregados na construção civil

Além de saber o que é agregado e para que servem, veja a seguir os diferentes tipos existentes e para que são mais indicados:

  • Brita: a brita é um tipo de agregado considerado artificial, pois existem processos industriais envolvidos em sua fabricação. Contudo, ela é originária de uma matéria-prima natural: pedras, que são mecanicamente quebradas em diversos diâmetros. Esse tipo de agregado é usado geralmente na produção de massas asfálticas. Por se tratar de um produto industrial, sua qualidade pode variar muito de uma fábrica para outra. Por isso, sempre opte por empresas com experiência no assunto, como a Estrutural Basalto, que além da qualidade, também oferece uma grande variedade de opções e gradações.
  • Areia: a areia é um recurso natural proveniente da desagregação das rochas. Quando misturada com algum outro produto ou até mesmo com água, ela se torna extremamente resistente. Vale lembrar que os padrões de areia na construção civil também são regulados pela ABNT. Dos agregados disponíveis, a areia é o de menor custo, portanto consiste em um dos mais utilizados em todos os tipos de construção.
  • Cascalho: o cascalho também é considerado um agregado, apesar de ser menos utilizado (pelo menos nos dias de hoje). Entretanto, é interessante ressaltar que ele já foi o produto principal nas construções dos tempos antigos. Atualmente, dos tipos de agregados disponíveis, ele é um dos menos procurados para a construção civil, porém tem uma participação importante na jardinagem, sendo muitas vezes utilizado em jardins para decoração.

Por serem compostos de matérias orgânicas de fácil acesso e que existem em abundância por todo o país, os agregados são produtos de fácil comercialização. Em praticamente qualquer cidade grande do Brasil é possível encontrar um fornecedor, mas sempre opte por empresas de confiança, como a Estrutural Basalto.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os agregados na construção civil ficará muito mais fácil de escolher o produto certo para a sua obra.

Billbeee/Wikimedia
Peter Craven/Wikimedia