Dicionário de Construção

Dicionário de Construção #1: o que é alvenaria

Bem-vindo à primeira definição de nosso Dicionário de Construção. O tema de hoje é uma das bases de qualquer construção. Com este artigo você vai descobrir o que é alvenaria, os métodos mais utilizados e suas principais características.

O conceito de alvenaria é bem mais ancestral do que se imagina. Os primeiros registros da prática datam de séculos atrás quando povos antigos utilizavam pedras brutas como alicerce para as suas construções fixando-as com barro. Com o passar do tempo e desenvolvimento tecnológico, a alvenaria evoluiu para um dos estilos de construção mais modernos e práticos que existe no mercado.

O que é alvenaria?

Alvenaria consiste em um conceito de construção civil que engloba o conjunto de tijolos, blocos ou pedras que juntos formam uma estrutura e o processo de sua construção. Esses elementos não precisam ser conectados através de compensadores (cimento) para caracterizar uma construção de alvenaria, esse tipo apenas difere daquele feito com madeira, por exemplo.

Algumas construções não fundamentais também são consideradas alvenaria, como piscinas de concreto revestidas de azulejos, churrasqueira de tijolos, mesas e bancos fixos. Hoje existem basicamente dois tipos de alvenaria:

  • Alvenaria convencional (com ou sem vedação)
  • Alvenaria estrutural

A seguir você aprenderá um pouco sobre as características de cada um desses tipos de alvenaria e como utilizá-los.

Alvenaria convencional

Sem dúvidas este é o tipo de construção mais praticado no país. Engenheiros usam a alvenaria convencional para construir casa e edifícios, e sua função primária é o fechamento, separando fachada e ambientes.

Seu sistema consiste em utilizar vigas e pilares para dar sustentação, moldados com formas de madeira, como se fosse um esqueleto da casa, e depois preencher os espaços vazios com tijolos (alvenaria de vedação detalhada a seguir), ao invés de montar toda a estrutura apenas com os próprios blocos (como no caso da alvenaria estrutural).

Para alguns profissionais da área, esse método permite alterações em sua estrutura durante uma reforma, por exemplo, se houver a necessidade de remover uma parede. Então desde que não afete a viga ou o pilar, a obra poderá ser realizada tranquilamente, diferentemente de quando se é usado o método de alvenaria estrutural, que limita um pouco mais as mudanças.

Por outro lado, esse é um dos tipos de alvenaria que mais demoram para ser concluídos e contam com um maior desperdício de materiais.

Alvenaria de vedação

A alvenaria de vedação é o complemento da anterior e seu principal objetivo é dividir ambientes, tanto internos como externos. Por ser apenas delimitadora de perímetro, a alvenaria de vedação não é muito resistente, sendo capaz apenas de suportar seu próprio peso.

Na construção civil ela é conhecida por dar forma à casa e é onde são instaladas as portas e janelas. Ela também pode ser construída com diversos materiais:

Alvenaria Estrutural

A alvenaria estrutural, como o próprio nome já diz, é responsável pela estruturação, utilizada para dar base e estabilidade à edificação. Ou seja, os próprios tijolos ou blocos são responsáveis por mantê-la em pé ao invés de só servirem como preenchimento. O interessante dessa escolha é que ela cobre ambas as funções de estrutura e vedação.

O seu alicerce é feito com um material extremamente resistente e depois assentado com argamassa composta por cimento, cal e areia. Um exemplo de elemento construtivo disponível no mercado são os blocos estruturais da Estrutural Selecta, que ainda trazem uma economia de 20% para a obra, pois pulam algumas etapas presentes no processo tradicional, que utiliza mais materiais e demanda maior tempo, proporcionando uma solução mais rápida e prática.

Quanto aos elementos compensadores, argamassas mais rígidas (aquelas composta por cimento e areia) não são recomendadas para estruturação, pois sua rigidez não suporta a absorção de impacto na estrutura. Também não são indicadas argamassas menos resistentes (compostas por cal e areia), pois podem prejudicar toda a estrutura.

Vantagens da alvenaria estrutural:

  • Redução de custos
  • Maior rendimento da mão de obra
  • Otimização do tempo de construção, pelo fato de realizar ambas as funções das outras técnicas de alvenaria e permitir que os sistemas elétrico e hidrossanitário possam ser instalados ao mesmo tempo.
  • Capaz de sustentar grandes projetos residenciais e comerciais.
  • Resiste bem a agentes ambientais como chuva e vento.
  • Reduz riscos de medidas erradas, já que a obra é modulada de acordo com o tamanho do bloco.
  • Dispensa necessidade de chapisco interno, sendo que o gesso e a pintura podem ser aplicados logo após as paredes serem levantadas.

Agora você já sabe o que é alvenaria, conhece os tipos de alvenaria mais utilizados, suas principais características e as vantagens da utilização desses métodos. Fique ligado para conferir as outras definições do nosso Dicionário de Construção!

paulisson miura/Flickr