Grupo Estrutural

Engenharia para iniciantes: 5 coisas que um estudante de engenharia não aprende na faculdade

Muitas pessoas entram na faculdade e esperam que, depois de formados, terão todo o conhecimento necessário para lidar com o dia a dia do trabalho. Porém a realidade é outra quando se ingressa na vida profissional.

Como ser engenheiro civil vai muito além do ingresso no curso de engenharia civil. Existem coisas que só são possíveis de serem absorvidas e aprendidas na prática e, na área da engenharia não poderia ser diferente. Mesmo com todo o tempo dedicado durante a faculdade, você sempre poderá ser surpreendido e encontrar diferentes percalços pelo caminho.

Pensando nisso, esse artigo revela 5 dicas para estudantes de engenharia, coisas que todo estudante de engenharia deveria saber antes de ingressar na profissão.

Como ser um bom engenheiro civil

  1. Competências pessoais. É fato que matérias como Cálculo, Física e Álgebra são úteis e ajudam a desenvolver um raciocínio mais rápido e lógico – qualidades importantes para um engenheiro -, porém, nem sempre são utilizadas na profissão. Por isso, a dica é também aproveitar o tempo da faculdade para desenvolver outras habilidades, como as interpessoais e de comunicação. Aprimorar desde cedo a arte do relacionamento e a capacidade de trabalho em grupo irá facilitar na hora de lidar com os colegas e também negociar com clientes ou fornecedores, por exemplo.
  2. Especialização. Conhecer as diferentes densidades de agregados ou saber administrar e gerir empresas e recursos são aprendizados que não são cobertos pela maioria dos cursos de graduação na área. Entretanto, são pontos muito úteis para um profissional e essenciais para se alcançar coisas como ser um bom engenheiro civil. Portanto, procure aprender pela experiência, conversando e convivendo com pessoas do meio, e se informando com outros profissionais do ramo da construção. Tenha curiosidade pelas diferentes técnicas usadas por pedreiros, arquitetos e até empresários do ramo, para enriquecer o seu repertório e ajudar na sua formação como um engenheiro preparado e versátil.
  3. Programação. É interessante buscar ajuda por fora para aprender a usar programas e softwares específicos – seja em tutoriais online, com alguém que já use essas ferramentas ou sozinho mesmo testando na prática. Isso, pois existem algumas matérias que são incompletas, e não passam a ideia total de uma determinada questão, podendo atrapalhar em um primeiro contato na prática. Por exemplo, os conceitos de AutoCAD geralmente são vagos nas universidades e muitas vezes os alunos são indicados a realizar um curso especializado somente sobre aquele tópico em específico.
  4. Empreendedorismo. Pode não haver uma cadeira de empreendedorismo na universidade mas o aqui a matéria está nas mãos do recém formado. Pense nas aulas de orçamento e planejamento e lembre-se que cada projeto é na verdade um empreendimento. Aqui, mais do que aprender, o importante é ampliar os horizontes e considerar possibilidades a um primeiro momento arriscadas, mas que podem ser mais compensadoras a longo prazo. Consultoria, reforma de ambientes, acabamentos e adaptação de projetos residenciais, docência são só alguns dos campos de atuação que os profissionais da engenharia podem trilhar sozinhos.
  5. Conheça o mercado. Mantenha-se informado sobre o trabalho das empresas brasileiras de construção, como o Grupo Estrutural.

Além disso:

  • Estudar outros idiomas é a chave para ter acesso a materiais internacionais, bem como fundamental para oportunidades de trabalho no exterior.
  • Curse uma faculdade ou curso em uma instituição de ensino superior certificada e de referência no mercado, para que além do conhecimento, você também garanta credibilidade.
  • Aprenda conceitos sobre empreendedorismo. Entender mais sobre as outras áreas do projeto, possibilita um olhar mais amplo e mais entendimento sobre o assunto.
  • Mantenha-se atualizado sobre as novas tecnologias e materiais disponíveis, assim você pode identificar tendências e oportunidades.

Agora que você conheceu algumas dicas para estudantes de engenharia civil – que servem também para as outras áreas da engenharia – dedique-se à sua graduação sabendo que é preciso manter a curiosidade e buscar por mais informações e experiências fora do curso também.

Busque outras fontes de conhecimento, como cursos de engenharia para iniciantes e aperfeiçoamento, estágios, oportunidades de trainees e experiências de trabalho. Isso fará toda a diferença para a formação de um excelente profissional.