Construção e Infraestruturas

Gerenciamento de obras: checklist de obra essencial

Desde a execução do projeto ao orçamento, passando pela constante análise e monitoramento das eficiências de projeto e produtos até à produtividade dos colaboradores – o gerenciamento de obras é provavelmente uma das áreas mais complexas e desafiantes da engenharia civil.

Pensando nisso, preparamos um checklist de obra com a missão de esclarecer os passos essenciais e alguns detalhes necessários para um gerenciamento de obra efetivo.

Checklist de obra em 5 passos

  1. Planejamento de obra: Inclui o levantamento e revisão do projeto por parte do engenheiro e todo o departamento de planejamento. Além de definidas as tarefas, missão e tempo de execução de determinado escopo, nesta etapa, também são construídas as equipes, decididos os equipamentos e materiais, avaliado o orçamento e potenciais riscos e desvios aos objetivos do projeto. Esse planejamento estratégico e o cronograma da obra serão aferidos mensalmente pelo engenheiro que ainda tem que levar em conta a produtividade e o custo de todos os elementos da obra.
  2. Organização da rotina do canteiro de obras: Ponto fundamental de uma obra segura, produtiva e livre de problemas, o estudo do layout e organização do canteiro de obras é um elemento que não pode ser deixado ao acaso. Nesse ponto o engenheiro precisa estudar todas as dificuldades do terreno e construir um plano de acessibilidade que definirá todos os processos da obra.
  3. Cumprimento das normas da segurança no canteiro de obras: Revisados todos os aspetos logísticos que têm que ver com a operacionalidade da obra, outro componente importantíssimo para incluir no checklist de obra é a área da engenharia de segurança e medicina do trabalho. Todos os profissionais que trabalham no canteiro de obras devem atender às normas de segurança do trabalho do Ministério do Trabalho, bem como aquelas editadas pela própria empresa. Nelas, se incluem medidas de proteção coletiva, individual e administrativas ou de organização do trabalho: desde a garantia de conformidade de máquinas e equipamentos (uso de equipamentos de proteção individual, sinalização de segurança) até à saúde e bem-estar dos funcionários (horários de trabalho, limpeza do canteiro). Esses itens parecem detalhes mas são essenciais para toda obra.O investimento em segurança no canteiro de obras é fundamental e deve aliás ser uma ação contínua das empresas – o treinamento e o incentivo de boas práticas de segurança deve estar no centro da cultura de uma empresa de construção.
  4. Planejamento de obras e sustentabilidade: Intrinsecamente ligada com a segurança e o bem estar dos trabalhadores, a sustentabilidade no canteiro de obras considera funcionários, vizinhança, trânsito local e todo o contexto da obra. Em linhas gerais, ela inclui não só o uso racional de recursos, mas também a avaliação do impacto ambiental (riscos de contaminação, tratamento de resíduos, poluição), a minimização desse impacto e a implementação de compensações ambientais, licenciamentos e certificados de sustentabilidade.
  5. Monitoramento da obra: Cada um dos pontos desse checklist de obra deve cumprir os requisitos de qualidade estipulados pela construtora responsável e sempre voltada à satisfação do cliente. Eficiência, produtividade e qualidade definem o sucesso de uma obra. Para alcançar o êxito é necessário um monitoramento constante dos diferentes processos e recursos de uma obra – seja na área técnica, de materiais ou no relacionamento com os profissionais. Esse monitoramento pode incluir – mas não se limitar a:
  • Monitoramento do orçamento
  • Gestão da equipe de profissionais
  • Gestão/comunicação com parceiros e fornecedores
  • Gestão de insumos e uso correto dos materiais

Leia mais dicas de construção civil aqui.