Casa e Decoração

Ideias para telhados: dicas e inspirações para renovar o seu

Se você está procurando modelos de telhado, já deve ter percebido que existem inúmeras opções de telhas e layouts de cobertura disponíveis no mercado. O fato é que cada modelo apresenta características próprias como: tipo de telha, inclinação, pontos de quedas d’água, entre outras.

Seja para a casa nova ou para substituir o telhado atual, confira a seguir diferentes ideias para telhados e coberturas, bem como suas especificações.

Modelos de Telhado: ideias e inspirações

Escolher entre os modelos de telhado vai depender do estilo arquitetônico que você busca para o projeto residencial. Dos clássicos telhados aparentes até os telhados modernos embutidos, opções não faltam.

Confira a seguir algumas ideias para telhados e coberturas para considerar ao planejar a sua construção:

  • Telhado embutido: entre as opções de telhados modernos, o telhado embutido vem sendo cada vez mais utilizado nos projetos residenciais atuais. Esse tipo de telhado exige menos estrutura de sustentação e possibilita o uso de telhas simples, já que o telhado fica escondido atrás da platibanda – extensão da parede/fachada da residência.
  • Duas águas: essa cobertura com duas superfícies é uma das mais tradicionais e clássicas. O nome se dá porque as duas superfícies se encontram, criando uma cumeeira, que distribui a água da chuva em duas direções. É simples de projetar e ainda permite espaço interno para criação de um sótão ou loft.
  • Meia água: metade do tamanho de duas águas, é o mais barato entre os modelos de telhado. Isso porque, exige menos mão de obra e pode ter como estrutura de sustentação as próprias paredes (ou apoiado por oitões laterais). É ideal para casas pequenas e pode ser construído com diferentes opções de telhas, como concreto ou cerâmica.
  • Quatro águas: ideal para casas grandes, quadradas e retangulares. É especialmente indicado para regiões de muita chuva, pois sua estrutura permite o rápido escoamento da água. Pode ser aparente ou embutido, nesse caso, a parte frontal do telhado é mais inclinado e fica escondido atrás da platibanda.
  • Borboleta invertida: oposto dos telhados de água, esse é um modelo indicado para regiões com baixo índice pluviométrico, já que o layout invertido propicia maior acúmulo de água. Entre os telhados modernos, pode ser o mais caro, pois requer mão-de-obra especializada.

Como vimos, cada modelo de cobertura tem suas especificações e as opções de telhas variam de acordo com a escolha da estrutura. A seguir, conheça alguns modelos disponíveis no mercado. Veja mais sobre isso.

Opções de telha

Como o tipo de material influencia diretamente no orçamento final do projeto arquitetônico, é preciso pesquisar bastante entre as diferentes opções de telhas. Confira a seguir algumas das opções disponíveis no mercado:

  • Telhas cerâmicas: uma escolha bastante comum de telha por apresentar diferentes variações de encaixe e ser fácil de manter/limpar. Fornece um conforto térmico superior, mantendo a temperatura interna da casa mais estável. Além das dimensões tradicionais, a Eurotop também disponibiliza a linha Estrutural Euro 10, que têm o canal mais longo e, por isso, são necessárias menos telhas para cobrir a mesma superfície (10 telhas por m2) e ainda menos materiais complementares, economizando no madeiramento por exemplo.  Confira aqui as versões romana e americana.
  • Telhas de Fibrocimento: é conhecida também como telha de amianto e é uma das mais baratas do mercado, mas que pode acabar saindo mais cara. Por ser mais fina, requer cuidado na instalação e pode quebrar mais facilmente, necessitando de manutenção constante.
  • Telhas de Concreto: resistência é a palavra-chave da telha de concreto. Além disso, garante bom conforto térmico e impermeabilidade. Curioso? Confira as opções de telhas de concreto da Estrutural Eurotop aqui.
  • Telhas de Zinco: matéria-prima do também conhecido como telhado galvanizado, telhas de zinco apresentam um bom custo-benefício. Apesar de conseguirem resistir às chuvas e ventos, é preciso considerar a construção de um forro ou barreira para melhor conforto térmico e acústico da residência.
  • Telhado Verde: cobertura vegetal funciona como um isolante térmico natural, além de ser impermeável absorvendo a água da chuva. Figura entre os telhados modernos, e tem um custo mais alto de instalação e mão de obra – principalmente pela falta de expertise na área.

Se você deseja saber mais sobre as opções de telhas ou quer mais ideias para telhados, não deixe de consultar o nosso guia completo de telhados aqui.

Quer você esteja fazendo um projeto do zero ou apenas procurando substituir o telhado atual, lembre-se que a qualidade dos materiais e da mão de obra são fatores fundamentais para o sucesso do projeto.