Sustentabilidade

Ideias simples para uma vida mais sustentável

Pode não parecer, porém ter uma vida mais sustentável começou a se tornar mais viável apenas nos últimos anos. A preocupação com a sustentabilidade vai além do plano individual e familiar e ocupa também as organizações e empresas brasileiras. Este artigo atravessa todos os setores e avança ideias sustentáveis para um mundo melhor.

Pode parecer clichê, porém a sustentabilidade começa dentro de casa. Leia nossas dicas de sustentabilidade no dia a dia – pequenas ações no cotidiano que fazem a diferença!

Dicas de sustentabilidade: dentro e fora de casa

  • Deixe o carro ou moto na garagem pelo menos duas vezes por semana: se você puder, pegue o transporte público, use uma bicicleta ou ande até o trabalho. Essa medida irá diminuir dois problemas causados pelo automóvel: o efeito estufa, já que o carro emite dióxido de carbono (CO2), e a poluição geral na atmosfera, que tem como reflexo o aumento de doenças respiratórias.
  • Outra dica é usar lâmpadas fluorescentes em vez das de filamento (também conhecidas como amarelas). A explicação para isso é que as fluorescentes são mais econômicas e gastam até 65% menos de energia. Além disso, esse tipo de lâmpada dura até 10 vezes mais do que as de filamento.
  • Já que estamos falando de energia, que tal diminuir o seu consumo com algumas ações rápidas? Algumas delas são tomar banhos rápidos, de no máximo cinco minutos, desligar as luzes de cômodos que não estão sendo usados e optar por aparelhos de baixo consumo de energia.

Vida sustentável: dicas para empresas

A responsabilidade ambiental das empresas e o seu papel na sustentabilidade é um assunto sério e que impacta não só os seus colaboradores e fornecedores, mas também os consumidores. Reunimos algumas boas práticas e dicas de sustentabilidade que caracterizam empresas na linha da frente da sustentabilidade.

  • Buscam uma produção sustentável: criam estratégias de aproveitamento de água e energia e controlam as emissões atmosféricas e adotam medidas para diminuir o seu impacto.
  • Organizam ações de conscientização junto dos seus colaboradores e das comunidades: seja através de palestras dentro das organizações ou tomando medidas diretas que impactam positivamente a vida da população e abrem o diálogo para a responsabilidade ambiental.
  • Adotam medidas de gestão ambiental dentro das empresas, como por exemplo a ISO 140001, que ajudam os funcionários na implantação de estratégias sustentáveis.
  • Monitoram sua ação no meio ambiente e organizam iniciativas voltadas para a mitigação dos impactos inerentes da sua atividade no ambiente.

O Grupo Estrutural atua nas várias etapas da indústria da construção civil e por isso o tema da responsabilidade ambiental é fundamental nas suas práticas e ações diárias. Monitoramento de emissão de ruídos com vista ao bem-estar das comunidades, implantação de cortina vegetal para diminuição da poluição visual, associada às pedreiras da Estrutural Basalto são algumas das iniciativas do Grupo Estrutural, na minimização dos impactos do setor do meio ambiente.

Pablo Azurduy/Unsplash