A alvenaria estrutural oferece muitas vantagens em relação à construção convencional. Além de um baixo custo, a obra pode ser finalizada mais rapidamente e exige um menor número de profissionais. Já discutimos os diferentes tipos de alvenaria aqui e também descrevemos os diversos tipos de blocos. A seguir, detalhamos como é feito um assentamento de bloco estrutural e seu passo a passo.
Como assentar bloco: antes de começar
O bloco estrutural não necessita de vigas ou pilares de apoio, sendo responsável por sustentar a edificação por si só. Entretanto, eles também podem ser empregados para vedação.
Antes de fazer o assentamento (bloco estrutural) é importante investir em materiais de qualidade e peças resistentes, para evitar quebras e a ocorrência de gastos extras. Para isso, procure uma empresa bem estabelecida no mercado.
A alvenaria estrutural possibilita uma redução de até 20% no custo total de obras tanto habitacionais como comerciais, justamente por envolver menos etapas e a utilização de um menor número de materiais. Os blocos cerâmicos estruturais da Estrutural Selecta são fabricados dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade para atender a todos os critérios da norma. Todas as suas peças possuem certificado do SENAI, o que garante a segurança total na compra dos produtos. Estas características resultam em soluções rápidas, práticas e que evitam o desperdício de material e mão de obra.
Como assentar bloco estrutural passo a passo
As paredes são erguidas com os próprios blocos estruturais, substituindo as vigas e colunas de concreto armado:
- Primeiro, é feita a marcação da alvenaria seguindo o projeto: demarcando os eixos externos e os internos com referência naqueles, ambos indicados com linhas bem esticadas. Os encontros da alvenaria devem ter exatamente 90º.
- Com as linhas nas marcações corretas, é preciso assentar o primeiro bloco em cada encontro para materializar os pontos.
- Só depois é possível executar a primeira fiada, isto é, fileira de blocos. Quando ela for finalizada será possível visualizar o desenho dos cômodos assim como na planta baixa.
- Depois, é preciso subir as fiadas das extremidades até uma altura de 120 cm (o equivalente a 6 fileiras de blocos), que devem estar alinhadas horizontalmente.
- Por último, é feito o assentamento de bloco estrutural um a um, finalizando as fiadas em sequência. Para isso é utilizada argamassa de assentamento (que pode ser aplicada com bisnagas para reduzir ainda mais desperdícios) e graute para preencher as cavidades dos blocos.
Com as paredes já erguidas, é feita a aplicação dos revestimentos com espessuras mínimas:
- Paredes externas – é possível aplicar massa tradicional ou textura direta nos blocos, que já vem colorida e impermeabilizada.
- Paredes internas – pode-se aplicar diretamente gesso sobre os blocos, para deixar um acabamento mais liso para a pintura (onde não haverá azulejos).
Ainda há mais detalhes envolvidos na amarração das paredes, colocação dos tubos de encanamento e fiação durante a construção. Estes e outros aspectos podem ser conferidos aqui.
Grupo Estrutural / Todos os Direitos Reservados