Telhas e telhados

Manutenção de telhados: como evitar infiltração nas paredes e mais respostas

O telhado é um componente de grande importância em uma construção, já que tem papel fundamental na proteção de uma casa. Não importa se a preocupação é acústica, térmica ou relacionada com os fatores climáticos, um bom telhado faz toda a diferença.

Mesmo com pouco uso, problemas como infiltrações e umidade dentro de casa são comuns. A boa notícia é que uma boa manutenção pode evitar dores de cabeça futuras, como detalharemos a seguir.

Infiltração no telhado: causas e como evitar

Para evitar uma infiltração no telhado, assim como evitar infiltração nas paredes do imóvel ocasionados por um mal serviço, assegure-se de que a empresa contratada para a realização da obra seja qualificada e que o material utilizado seja de alta qualidade.

Como efetuar a manutenção do telhado

O passo a passo a seguir destaca elementos importantes sobre como manter o telhado em ordem e o que é necessário para realizar uma boa manutenção:

  1. Repare se há rachaduras nas telhas – O choque térmico sofrido por um constante aquecimento e resfriamento pode ocasionar rachaduras nas telhas (principalmente nas de má qualidade), podendo causar umidade dentro de casa. Portanto, providencie a troca de todas as telhas que estiverem rachadas ou quebradas.
  2. Verifique se há entupimento das calhas – É importante realizar a limpeza periódica de todas as calhas, pois toda a água que não é escoada, fica retida no telhado, podendo transbordar. Este é um dos principais motivos de uma infiltração em casa, já que essa água parada escorre diretamente para as paredes internas.
  3. Verifique o encaixe das telhas – Um problema muito comum resultado de um serviço mal feito é o deslocamento das telhas, que ao formarem brechas entre elas facilitam a entrada de água e o aparecimento de infiltrações. Caso você esteja passando por esse problema, o mais indicado é contratar um profissional que faça o reposicionamento correto das telhas.
  4. Infestação de cupins no madeiramento – Por ser um local propício para o aparecimento desses insetos, observe se há um acúmulo de pó de madeira. A chance deste pó surgir devido a presença de cupins é quase certa e pode comprometer a estrutura do seu telhado. Desse modo, o mais seguro a fazer é contratar uma equipe de dedetização especializada neste tipo de pragas para erradicar o problema.

Como acabar com infiltração no telhado

Certifique-se de que os pontos listados acima estejam todos em ordem. Caso a sua casa apresente algum desses inconvenientes é importante a contratação de um serviço especializado para cada tipo de problema. Fique atento e saiba de antemão o que deve ser feito para a prevenção de futuras infiltrações e como evitar umidade dentro de casa:

  • Verificar se há infiltrações nas paredes já existentes dentro da residência (possivelmente uma extensão de um problema pré-existente no telhado).
  • Notar se há aparecimento de goteiras e verificar se o problema vem de uma falta de impermeabilização ou se há mal posicionamento das telhas.
  • Dar atenção também à laje, garantindo que não haja infiltração. Isso pois, quando a obra demora a ser finalizada, o cimento pode absorver bastante água, agindo naturalmente como uma “esponja”.

Agora que você já sabe os sinais de alerta para os cuidados com a manutenção do seu telhado e para evitar o surgimento de umidade dentro de casa – e fora dela -, basta colocar essas dicas em prática.

Caso o seu telhado precise de soluções mais drásticas, informe-se e invista em materiais de qualidade antes de avançar para uma simples substituição. As telhas cerâmicas de impermeabilização total da Euro10 são uma opção econômica além de serem muito resistentes às intempéries. Estas telhas especiais do portfólio Estrutural Eurotop caracterizam-se pelo o seu perfil longo, que permite cobrir uma área maior do que a telha convencional, usando apenas 10,5 peças por m2, garantindo simultaneamente alta qualidade e durabilidade com pouco gasto.

Prosa1960/Pixabay