Agregados

O que é brita e como ela pode ser usada

Muito utilizada nas construções e até na decoração, a pedra de brita é bastante versátil. A seguir detalhamos as características da pedra brita e suas utilizações.

O que é brita

Antes de partir para as especificações, é preciso definir o que é brita. Esse material nada mais é do que pedras fragmentadas mecanicamente, que constituem um dos principais agregados utilizados na construção civil. Isto é, materiais empregados na fabricação de concretos e argamassa para assentar tijolos na edificação de uma obra. Dentre os agregados principais estão a areia e brita.

A brita é obtida a partir da trituração de rochas, que podem incluir basalto, granito, gnaisse e calcário. A brita é posteriormente classificada de 0 a 5 (em ordem crescente), de acordo com o seu diâmetro, cujas dimensões variam entre 4,8 e 152mm, para formar o agregado graúdo.

Além de ser matéria prima do concreto, a pedra de brita pode ser empregada em:

  • Lastro de rodovias;
  • Decoração de vasos e jardins;
  • Filtros de água;
  • Obras de construção, desde edificações simples até ferrovias e barragens.

areia e brita

Características da pedra brita

Apesar de ser um produto feito com matéria prima natural (pedras), a brita é considerada um material artificial, já que é resultado de um processamento industrial de rochas duras e maiores. Essas rochas são extraídas de pedreiras a partir da perfuração e desmonte e os fragmentos obtidos são triturados e peneirados de forma mecânica em processos industriais.

O produto final, a brita, pode ser utilizado de diferentes formas e possui um desempenho que depende das propriedades geológicas da pedra original: textura, composição química, resistência e tendência de degradação.

Por exemplo, as britas cujo material de origem é o calcário, não são recomendadas para pavimentos e pisos industriais, já que naturalmente desgastam mais rapidamente, não sendo capazes de suportar muito atrito. Neste caso, as de basalto, granito ou gnaisse são mais indicadas.

As britas variam de acordo com sua granulometria, ou seja, seus tamanhos e finalidades. O tipo de brita a ser empregado na obra deve ser definida pelo profissional responsável pelo projeto, garantindo o seu melhor uso e aplicação. A qualidade do material tem um impacto direto no resultado final da obra, por isso dê preferência para produtos de empresas já estabelecidas no mercado.

Os produtos da Estrutural Basalto são rigorosamente testados em laboratório, e as Pedreiras Basalto são um sinônimo de avanço na mineração brasileira. Além disso, a empresa constantemente investe em iniciativas em prol da preservação do meio ambiente, assegurando seu compromisso com a natureza, além da satisfação de seus consumidores.

O emprego do agregado adequado otimiza qualquer empreendimento. Por isso, não apenas a quantidade correta da mistura de água, areia e brita na fabricação do concreto é importante, mas a preferência por um fornecedor confiável e que invista em pesquisa e certificação, como a Basalto.

andrefernandotv/Pixabay
eskivo/Wikimedia