Dicionário de Construção

Palavra de especialista #5: Quantos blocos cerâmicos por m2?

Qualquer tipo de edificação requer planejamento e organização. Assim, não adianta ter pressa e acelerar alguns processos em uma obra. Aliás, uma das fases construtivas que deve ser feita com tempo e cuidado é, precisamente, o planejamento.

Há duas grandes razões para que o cálculo da quantidade de blocos por metro quadrado seja feito corretamente. A primeira está relacionada com a segurança da obra, pois, se algum erro matemático for cometido, a parede corre o risco de desmoronar. Já a segunda tem relação com os gastos, pois qualquer erro pode comprometer o andamento da obra, acarretando em um uso desnecessário de materiais, recompra posterior acarretando em outros fretes, entre outros.

Calcular quantos blocos cerâmicos por m2 serão usados para construir uma parede é essencial para quem não é da área e se interessa pelo assunto, ou está dando os primeiros passos no mundo da construção. Continue lendo para saber como calcular o número de blocos por m2, quais materiais de construção são necessários e outras variáveis a ter em conta.

Variáveis

Antes de começar o cálculo de quantos blocos vai por metro quadrado em uma parede, é preciso pensar em algumas variáveis. Uma delas é o tipo de matéria-prima que será utilizada na obra, já que cada bloco possui metragens diferentes e funções específicas. Blocos podem ser feitos de diversos tipos de materiais como cerâmica, concreto, vidro e até lixo reciclado.

Outra variável é o tipo de edificação. Paredes externas, por exemplo, recebem blocos de larguras maiores, como o bloco cerâmico de 19 cm da Estrutural Selecta. Já nas paredes internas é preciso usar blocos cerâmicos estruturais de 14 cm. A Estrutural Selecta possui dois tipos de blocos com essa largura, um de modulação de 15 cm e outro com modulação de 20 cm para atender às mais diversas necessidades.

Os tamanhos de tijolos mais comuns são:

  • 6 furos 9x14x19
  • 8 furos 9x19x19
  • 9 furos 11,5x14x24

Os tamanhos comumente encontrados no mercado brasileiro são os de 9x19x19cm ou 9x19x29cm. Geralmente, enquanto o primeiro modelo tem rendimento de 25 peças por metro quadrado, o segundo rende 17 peças por metro quadrado.

Desse modo, não se esqueça de ter em mãos todas as dimensões da parede a ser construída, as dimensões do bloco que será usado e o consumo por metro quadrado de superfície. Agora que você sabe das variáveis, veja com quantos blocos cerâmicos por metro quadrado é feita uma parede:

  1. Primeiramente, encontre a área que um único bloco cobre. Isso significa que você precisa multiplicar os valores de altura e comprimento da peça escolhida. Depois, divida esse valor por 1 m2. Assim, a cada 1 m2, você terá aproximadamente um número ‘X’ de blocos.
  2. Contudo, lembre-se que o valor encontrado para ‘X’ não é o resultado final. Na realidade, falta ainda adicionar a massa de assentamento que ficará entre as peças. Desse modo, deve-se arredondar a quantia de blocos para baixo.
  3. Vale ressaltar também que é aconselhável comprar 10% a mais da quantia total, pois é preciso se preparar para eventuais quebras e perdas.

Esse foi o Palavra de Especialista #5 com o passo a passo de como calcular quantos blocos por metro quadrado são necessários para construir uma parede. Claro que outros pontos devem ser considerados para que uma obra seja feita de maneira segura. Por exemplo, é sempre recomendável contratar um engenheiro ou um arquiteto para realizar a sua construção. Ademais, escolher materiais resistentes e de alta qualidade como os blocos cerâmicos da Estrutural Selecta são essenciais para garantir que a sua obra fique perfeita.

Daniel McCullough/Unsplash