Dicionário de Construção

Profissão: arquiteto

Se você está escolhendo qual carreira seguir ou tem interesse em mudar de área/ampliar seu campo de atuação, a profissão de arquiteto pode ser uma ótima ideia. Ainda mais se você quer aliar uma paixão pela construção civil a projetos artísticos e revolucionários.

Quer saber o que faz um arquiteto e outras curiosidades da profissão? Nós podemos ajudar. Leia este artigo e saiba tudo sobre a profissão de arquiteto.

O que um arquiteto faz?

De forma direta e simplista, o que o arquiteto faz é projetar obras e projetos de construção civil para habitação, trabalho ou serviços públicos. O curso superior de arquitetura dura, em média, quatro anos e os alunos aprendem funções que envolvem matemática, desenho, arte e história. As disciplinas são interligadas na formação desses profissionais que serão responsáveis por desenhar e acompanhar obras que sejam funcionais e sigam um determinado padrão estético.

Além disso, arquitetos precisam conhecer as regras de construção de seu país, garantindo que o projeto esteja dentro de todas as normas e leis locais. Eles devem respeitar o meio ambiente e criar um espaço que cumpra com todas as determinações práticas e visuais estabelecidas em acordo com o contratante.

O que o arquiteto faz na obra?

Ao finalizar o projeto, o arquiteto irá acompanhar a execução do desenho no canteiro de obras. Por isso, ele precisará trabalhar em conjunto com o engenheiro e o mestre de obras responsáveis pela execução do que foi desenhado na planta.

Os arquitetos podem criar seu próprio escritório de desenvolvimento e realização de projetos de obras de construção civil. Além disso, eles podem atuar diretamente com órgãos públicos, como prefeituras e governos, sendo responsáveis por projetar obras para cidades e estados segundo acertado com os contratantes e seguindo as legislações vigentes.

Restaurações e reformas

Em geral, espera-se que os arquitetos desenvolvam projetos que sejam funcionais, práticos, ambientalmente corretos e seguros. Em muitos casos, eles também são responsáveis por projetar obras que ornem com a cidade em que serão executadas. Desse modo, se espera que os arquitetos respeitem regras locais e garantam um padrão estético e utilitário para as novas construções.

A lista de funções e atribuições do que faz o arquiteto também inclui a atuação em reformas e restaurações. No caso de edifícios e construções tombadas e consideradas de interesse histórico, a função do arquiteto se faz ainda mais importante e necessária. Isso porque, muitas vezes esses projetos precisam seguir preceitos específicos e detalhes de extrema importância para o sucesso da obra.

Quanto ganha um arquiteto?

Assim como outras profissões, o salário e as comissões de um arquiteto podem variar de acordo com sua formação, experiência, tempo de carreira e relação com o cliente contratante.

Além das funções clássicas descritas acima, um arquiteto também pode atuar em outros campos específicos, como:

  • Paisagismo
  • Decoração de interiores
  • Consulta de projetos
  • Edificações
  • Arquitetura ambiental
  • Patrimônio arquitetônico e histórico

Ao finalizar o curso superior, arquitetos com interesse em determinadas áreas podem investir em cursos profissionalizantes, como pós-graduação, mestrado e doutorado. Assim, eles podem seguir carreira acadêmica ou se especializar em determinadas áreas.

Todos estes fatores também podem influir no pagamento e na rotina da profissão de um arquiteto. Se você já é um arquiteto ou se está iniciando na profissão e está em busca de oportunidades no ramo de construção civil, nós podemos ajudar. Confira as vagas disponíveis no setor de Recursos Humanos do Grupo Estrutural e faça parte do nosso time!

889520/Pixabay