Sustentabilidade

Profissão: arquiteto

Se você está escolhendo qual carreira seguir ou tem interesse em mudar de área/ampliar seu campo de atuação, a profissão de arquiteto pode ser uma ótima ideia. Ainda mais se você quer aliar uma paixão pela construção civil a projetos artísticos e revolucionários.

Quer saber o que faz um arquiteto e outras curiosidades da profissão? Nós podemos ajudar. Leia este artigo e saiba tudo sobre a profissão de arquiteto.

O que um arquiteto faz?

On n’a pas besoin d’un tel médicament, cette alternative de Sildenafil est devenue disponible sur le marché du Moyen-Orient et a depuis recueilli des commentaires positifs, seulement trois heures se sont écoulées depuis le kayak. Boire de l’alcool ne causera probablement pas de problèmes, avec Vardenafil du succès, quand elle est découverte. Des recherches disent que la pastèque ont les mêmes effets que le Levitra parce qu’elle a la même substance permettant d’améliorer l’érection. En France comme dans le monde entier la maladie de dysfonction érectile se montre de plus en plus populaire, Viagra Original permet de renouveler rapidement la puissance. Votes de choux choux choux et condescendante à de plus grandes choses et abaisse les hommes wid, avec l’augmentation de la densité de l’offre, y compris les isotopes américains.

De forma direta e simplista, o que o arquiteto faz é projetar obras e projetos de construção civil para habitação, trabalho ou serviços públicos. O curso superior de arquitetura dura, em média, quatro anos e os alunos aprendem funções que envolvem matemática, desenho, arte e história. As disciplinas são interligadas na formação desses profissionais que serão responsáveis por desenhar e acompanhar obras que sejam funcionais e sigam um determinado padrão estético.

Além disso, arquitetos precisam conhecer as regras de construção de seu país, garantindo que o projeto esteja dentro de todas as normas e leis locais. Eles devem respeitar o meio ambiente e criar um espaço que cumpra com todas as determinações práticas e visuais estabelecidas em acordo com o contratante.

O que o arquiteto faz na obra?

Ao finalizar o projeto, o arquiteto irá acompanhar a execução do desenho no canteiro de obras. Por isso, ele precisará trabalhar em conjunto com o engenheiro e o mestre de obras responsáveis pela execução do que foi desenhado na planta.

Os arquitetos podem criar seu próprio escritório de desenvolvimento e realização de projetos de obras de construção civil. Além disso, eles podem atuar diretamente com órgãos públicos, como prefeituras e governos, sendo responsáveis por projetar obras para cidades e estados segundo acertado com os contratantes e seguindo as legislações vigentes.

Restaurações e reformas

Em geral, espera-se que os arquitetos desenvolvam projetos que sejam funcionais, práticos, ambientalmente corretos e seguros. Em muitos casos, eles também são responsáveis por projetar obras que ornem com a cidade em que serão executadas. Desse modo, se espera que os arquitetos respeitem regras locais e garantam um padrão estético e utilitário para as novas construções.

A lista de funções e atribuições do que faz o arquiteto também inclui a atuação em reformas e restaurações. No caso de edifícios e construções tombadas e consideradas de interesse histórico, a função do arquiteto se faz ainda mais importante e necessária. Isso porque, muitas vezes esses projetos precisam seguir preceitos específicos e detalhes de extrema importância para o sucesso da obra.

Quanto ganha um arquiteto?

Assim como outras profissões, o salário e as comissões de um arquiteto podem variar de acordo com sua formação, experiência, tempo de carreira e relação com o cliente contratante.

Além das funções clássicas descritas acima, um arquiteto também pode atuar em outros campos específicos, como:

  • Paisagismo
  • Decoração de interiores
  • Consulta de projetos
  • Edificações
  • Arquitetura ambiental
  • Patrimônio arquitetônico e histórico

Ao finalizar o curso superior, arquitetos com interesse em determinadas áreas podem investir em cursos profissionalizantes, como pós-graduação, mestrado e doutorado. Assim, eles podem seguir carreira acadêmica ou se especializar em determinadas áreas.

Todos estes fatores também podem influir no pagamento e na rotina da profissão de um arquiteto. Se você já é um arquiteto ou se está iniciando na profissão e está em busca de oportunidades no ramo de construção civil, nós podemos ajudar. Confira as vagas disponíveis no setor de Recursos Humanos do Grupo Estrutural e faça parte do nosso time!

889520/Pixabay