Dicionário de Construção

Profissão: encarregado de obras

Elemento essencial em qualquer projeto de construção, o encarregado ou mestre de obras é, em resumo, o responsável por administrar e gerenciar uma obra. Contudo, o que um mestre de obras faz vai muito além disso.

Na construção civil, o trabalho em grupo é essencial para o bom funcionamento de uma obra, seja ela de pequeno ou grande porte. O mestre de obras age como coordenador e líder de equipe, garantindo a sintonia entre arquitetos, engenheiros, pedreiros, pintores e outros profissionais e a segurança no canteiro.

Devido a importância dessa profissão, abaixo detalhamos o que faz um encarregado de obra e quais os passos a seguir para se tornar um bom mestre de obras.

Mestre de obras: o que faz

Responsável pela fiscalização da obra, o mestre precisa coordenar todos os profissionais dentro do canteiro do início ao fim. Essencialmente, o que um encarregado de obras faz é analisar as instruções técnicas dos projetos pensados pelos engenheiros e arquitetos. Assim, o mestre de obras precisa ter conhecimentos básicos de interpretação de projetos arquitetônicos.

Outra habilidade necessária para ser um encarregado de obras é ajudar na instalação do canteiro de obras com os pedreiros. Para isso, ele precisa monitorar a equipe e supervisionar se todos os padrões de qualidade estão sendo seguidos por todos os demais envolvidos. Além disso, o encarregado geralmente controla todo o material que é usado, escolhendo aqueles que são mais econômicos e resistentes.

Como o papel do mestre de obras é coordenar um time de profissionais, ele também se torna responsável por resolver problemas que ocorrem diariamente no canteiro, tendo ainda a seu cargo a administração de problemas, de pessoas e de conflitos.

Como ser um encarregado de obras

Diferentemente do arquiteto e do engenheiro, o mestre de obras não precisa ter um curso superior para ser apto a trabalhar em uma obra. No entanto, engana-se quem acha que não é preciso estudar e praticar muito antes de se tornar um mestre de obras. É preciso ter muito conhecimento técnico sobre a construção civil e experiência no gerenciamento de equipes.

Se antes seguir outro mestre de obras era o primeiro passo para quem se iniciava nesta profissão, hoje existem diversos cursos profissionalizantes que auxiliam na formação de novos encarregados de obras. Mas a formação não pode acabar aí: treinamento contínuo é outra regra de ouro da área da construção civil que também se aplica a este cargo.

Seja qual for o seu nível, se esta é a profissão dos seus sonhos, não deixe de conferir o nosso departamento de recursos humanos ou e as vagas do Grupo Estrutural aqui.

Clem Onojeghuo/Unsplash