Nem sempre um setor devidamente reconhecido, a segurança do trabalho tem um papel importante no sucesso de uma obra. Além de proteger a saúde e a segurança dos funcionários, essa área também colabora com a produtividade e o andamento das construções.
No geral, um técnico de segurança no trabalho tem como principais obrigações investigar, pesquisar, analisar e recomendar medidas que protejam, física e psicologicamente, os funcionários de uma empresa.
5 pontos que explicam o que faz um técnico de segurança do trabalho:
- Formula e avalia procedimentos de segurança do trabalhador
- Trabalha em concordância com as normas de segurança da corporação
- Inspeciona o uso correto de equipamentos de segurança
- Informa gestores a respeito de condições insalubres e solicita medidas preventivas
- Analisa dados estatísticos sobre acidentes e propõe soluções
O técnico de segurança do trabalho tem um papel essencial dentro de uma empresa. Quando a área é a da construção civil, as funções desse profissional ganham ainda mais relevância, já que falamos de uma indústria com inúmeros riscos e potenciais acidentes de trabalho. Continue lendo para conhecer mais sobre esta área de especialização.
Técnico de segurança do trabalho: construção civil
Dentro da construção civil existem normas específicas que devem ser seguidas para assegurar a segurança dos trabalhadores. O que o técnico de segurança do trabalho faz nesse sentido é usar essas medidas ao seu favor. Existem pelo menos três normas que devem ser empregadas pelos técnicos que trabalham na área da construção civil:
- Norma Regulamentadora 18 (NR-18) do Ministério do Trabalho que estabelece diretrizes para que medidas de controle e sistemas preventivos de segurança sejam seguidos pela indústria da construção.
- Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) que todas as empresas com 20 ou mais trabalhadores precisam criar e seguir. Vale ressaltar que aspectos da NR-18 devem ser contemplados aqui.
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Em ambientes de trabalho com menos de 20 funcionários, é preciso criar um PPRA para preservar a saúde e integridade dos trabalhos. Alguns dos pontos principais são:
- Estabelecimento de metas de avaliação
- Monitoramento da exposição aos riscos
- Registro e divulgação dos dados
Outra questão que precisa ser pensada pelo técnico é o cumprimento das medidas de seguranças criadas. Assim, não basta desenvolver projetos educativos, mas também orientar e engajar os funcionários da importância da segurança e da saúde dentro do trabalho.
Leia mais sobre a política de segurança de trabalho do Grupo Estrutural aqui.
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