Para uma obra correr de maneira fluida é necessário o trabalho de várias pessoas, como pedreiros, pintores, gesseiros, dentre muitos outros. Entretanto, quando o assunto é projetar e liderar um canteiro de obras, os engenheiros e arquitetos são os profissionais requisitados.
Apesar de similares, arquitetura e engenharia se distinguem em alguns pontos essenciais, que podem influenciar no resultado final da obra. Se está decidindo a sua carreira profissional ou em busca do primeiro emprego, este artigo irá esclarecer as principais diferenças entre arquiteto e engenheiro, do curso até à obra.
Qual é o papel do arquiteto?
O curso de arquitetura e urbanismo é conhecido por unir arte e matemática em um único lugar. Nele, os futuros profissionais da área aprendem sobre planejamento de espaços, desde residências e prédios até projetos de urbanismo e paisagismo.
Muitas pessoas apontam que a diferença entre arquiteto e engenheiro está na matemática. Isso pois, geralmente, o arquiteto não precisa fazer tantos cálculos dentro de uma obra. Contudo, isso não quer dizer que a matemática é esquecida pelo profissional, já que é preciso definir a viabilidade dos projetos com os órgãos de segurança.
Desenho artístico e técnico, gestão de projetos, planejamento urbano e história de arquitetura são algumas das disciplinas básicas da grade curricular de um curso de arquitetura.
Na construção civil, o arquiteto é contratado para elaboração da planta, realização do planejamento e distribuição dos espaços. Ademais, analisa as condições ambientais e determina quais materiais serão utilizados, como tijolos, madeira, gesso, concreto e muitos outros. Estética, conforto, funcionalidade e sustentabilidade devem ser as três preocupações chave de um arquiteto.
Qual é o papel do engenheiro civil?
O engenheiro civil é o profissional habilitado para lidar com projetos mais técnicos e estruturas de maior porte. A seu cargo está também o planejamento de uma obra, desde a escolha do terreno, avaliação do impacto ambiental, apoio judiciário, administração de mão de obra, matéria prima e equipamentos, e condições de segurança.
Hidráulica, economia, desenho técnico e elétricas são algumas das disciplinas relacionadas com cálculo com maior carga horária no curso de engenharia civil.
Na hora de colocar as mãos à obra, o engenheiro terá como foco dimensionar cargas e contribuir com o trabalho de outros profissionais. Por exemplo, ele pode orientar projetos de transporte, trabalhar em rodovias, sistemas viários urbanos, aeroportos, pontes e até orientar obras de pequena infraestrutura, como instalações de sistemas de telefonia, esgoto, água e eletricidade.
Outra diferença entre engenheiro e arquiteto no mercado de trabalho é que os primeiros também podem conseguir emprego em construtoras e incorporadoras, responsáveis por obras e fiscalização. Isso não quer dizer que essas empresas não contratam arquitetos, já que sua assistência pode ser utilizada para a concepção e desenho do projeto, mas é comum que engenheiros encontrem mais oportunidades nesse campo.
Em suma, existem diversas áreas de atuação e possibilidades para ambos os profissionais, e a função de um não anula a do outro – elas se completam. Agora que você sabe qual a diferença entre engenheiro e arquiteto, estará mais preparado, tanto na hora de fazer sua escolha de carreira, como ao buscar por uma oportunidade de ingressar na área da construção civil.