Telhas e telhados

Reforma de telhados: quando e porquê

O telhado é uma parte da construção que sempre requer muita atenção, especialmente por estar totalmente exposta às variações climáticas (sol, chuva, vento, sol de novo, tempestades etc). Sendo assim, os telhados necessitam de uma manutenção periódica, mas nem sempre isso é feito e então começam a aparecer os problemas.

Para que você não tenha que se preocupar em consertar telhado em um curto espaço de tempo, alguns cuidados deverão ser tomados. Porém vale lembrar que uma cobertura projetada de forma errada (com o ângulo incorreto, por exemplo) pode ser a causa de um problema futuro. Portanto dê muita atenção a todas as etapas da obra, desde o projeto, até a execução e o acabamento do telhado.

Primeiros sinais para a reforma do telhado

A reforma do telhado pode ser dividida em duas partes, são elas:

  1. Estrutural: um dos problemas mais comuns em uma estrutura é o apodrecimento das vigas de madeira. Mesmo realizando todos os tratamentos indicados, ela está constantemente exposta às variações climáticas e acaba estragando com a umidade. No caso das estruturas de metal, os problemas mais comuns são consequência de uma má instalação.
  2. Reforma das telhas: este é o caso mais comum de reforma de telhados, pois elas também estão em constante exposição. Os principais sintomas de telhas problemáticas incluem goteiras, infiltrações e manchas na laje.

Como reformar telhado: estrutural

O foco da reforma de telhado estrutural varia de acordo com seu tipo:

  • Estrutura de madeira: se o problema for identificado logo no início, uma substituição das ripas e caibros basta, não havendo a necessidade de trocar toda a estrutura. Porém nos casos em que mais de 30% dela estiver comprometida, uma reforma geral é mais aconselhável.
  • Estrutura de metal: os problemas de corrosão são raros, pois as estruturas de metal são tratadas quimicamente para evitar esse tipo de adversidade. Entretanto é possível encontrar problemas de flechas excessivas (basicamente, deformações), e neste caso apenas um reforço estrutural os solucionará. Em ambos os casos, contate um profissional.

Consertar telhado

Consertar telhado: telhas

As telhas, principalmente as de cerâmica (que são as mais comuns) absorvem muita água, e sem o escoamento correto, podem começar a apresentar defeitos ao longo do tempo. Entretanto se o problema for pontual, como telha rachada, ou deslocada, apenas a substituição e/ou recolocação da que está danificada resolverá o problema.

Em todo o caso, a inspeção das telhas deve ser feita periodicamente e por um profissional. No que se refere às telhas de metal, o problema mais comum observado é sua má fixação. Caso não haja danos, uma recolocação correta já resolverá o problema.

Se você realizar todas as manutenções necessárias e de forma periódica na estrutura, telhas e no sistema de escoamento de água (calhas), não precisará se preocupar em como consertar telhado tão cedo. Também procure investir em telhas mais resistentes, como as de concreto, que além de terem uma maior durabilidade, ainda proporcionam conforto térmico dentro de sua casa.

Para informações completas referente a telhados, desde o transporte, cálculo de ângulo e fixação, não deixe de conferir nosso guia completo.

Bluelightpictures/Pixabay
anaterate/Pixabay