Sustentabilidade

Vantagens e desvantagens de um telhado verde

Um oásis em meio à selva de concreto, essa talvez seja a definição mais básica de um telhado verde. Tendência em prédios na Europa, o uso de vegetação como cobertura está se tornando cada vez mais comuns em residências. E uma das principais características associadas ao telhado verde é a sustentabilidade.

Este é apenas um dos diversos benefícios trazidos por essa tendência, mas o telhado verde também possui alguns pontos negativos. Neste artigo vamos discutir esse tipo de cobertura, apresentar ostipos de telhado verde, vantagens e desvantagens de usá-lo em casa e outras peculiaridades.

Tipos de telhado verde

O telhado verde é caracterizado por uma camada impermeável e exige uma manta protetora para que as raízes das plantas não danifiquem a estrutura.

Existem três tipos de telhado verde:

  • Intensivo – tem capacidade para comportar plantas maiores, de médio a grande porte, como árvores, arbustos, e até bancos. Podem ser verdadeiros jardins suspensos acessíveis, sendo que sua estrutura varia de 15 a 40 cm e a carga máxima vai até 500 kg por m².
  • Extensivo -consiste em mais uma cobertura vegetal rasteira ou de pequeno porte. Sua estrutura vai de 6 a 20 cm e pode suportar até 150 kg/m².
  • Semi-intensivo – se configura como um intermediário entre os dois tipos de telhado verde detalhados acima. Compreende plantas de médio porte em uma estrutura de 12 a 25 cm, e suporta cargas de 120 a 200 kg/m².

O formato ideal irá depender do tipo da construção e de suas características estruturais. Seja um terraço acessível ou apenas um belo manto verde cobrindo a construção, este é um estilo de telhado que tem sido utilizado e visto como uma opção sustentável.

Telhado verde: vantagens

Além dos benefícios ligados à sustentabilidade, o uso do telhado verde apresenta outros pontos a favor, tais como:

  • Isolamento acústico: as plantas ajudam a barrar ruídos.
  • Drenagem de água: a vegetação absorve a água da chuva, diminuindo a necessidade de escoamento e sistemas de esgoto. Como o solo retém a água, ainda colabora na diminuição de enchentes nas cidades.
  • Manutenção da temperatura: evita altas temperaturas internas durante o verão, mas ainda retém o calor nos dias mais frios.
  • Estética: proporciona um visual característico que pode consistir apenas em um gramado até um jardim, com uma grande variedade de flores, árvores e outras plantas.
  • Usabilidade: o telhado verde ainda pode servir como um ambiente agradável para relaxar, se caracterizando como um reduto de paz no tumulto urbano ou consistindo em um terraço para montar seu jardim.

Telhado verde: desvantagens

Como já é possível de se imaginar, existem alguns contras para se considerar antes de decidir por instalar um telhado verde:

  • Alto investimento, principalmente no início e, mais tarde, custos adicionais de conservação.
  • Exige mão de obra especializada para instalação, para evitar vazamentos e/ou outras complicações.
  • Dependendo da estrutura da edificação, o projeto pode ser inviabilizado ou exigirá reformas e ajustes extensivos.
  • Necessidade de manutenção periódica para preservar a vegetação e garantir que a estrutura permaneça intacta.

Telhado verde: sustentabilidade

O uso deste tipo de cobertura viva em casas, escritórios e outros tipos de construção é uma alternativa ecologicamente viável, já que é uma forma efetiva de controle de temperatura dos grandes centros urbanos. Isso porque o telhado verde contribui para a diminuição do aparecimento de ilhas de calor, fenômeno climático que ocorre em cidades altamente urbanizadas, caracterizado pelo aumento de sua temperatura e diminuição da umidade do ar.

O telhado verde ainda ajuda na economia de energia, devido ao seu bom desempenho energético. Ele não só colabora para o resfriamento das cidades como um todo, mas também reduz o consumo de energia do edifício ou casa –  especialmente em infra-estruturas com isolamento insatisfatório e pouca ventilação.

Entretanto não é apenas o telhado verde que possui essa vantagem. Hoje, com a alta tecnologia empregada na fabricação de telhas, algumas empresas como a Estrutural Eurotop fornecem um tipo de telha sob medida para ventilação. Essa telha especial gera uma corrente de ar sob a cobertura, retirando o ar quente e neutralizando os efeitos das variações diárias de temperatura.

Arlington County/Flickr