A alvenaria estrutural é, cada vez mais, o sistema construtivo preferido na indústria da construção brasileira. Uma das suas principais vantagens: permitir uma redução de até 20% no custo total da obra, em relação às formas tradicionais de construção. Curioso? A seguir listamos tudo o que você precisa de saber sobre a construção com blocos estruturais cerâmicos.
Construção com bloco estrutural
Ao fazer uma construção com blocos cerâmicos, é preciso considerar diversos fatores e cuidados específicos a este tipo de material. Veja a seguir algumas dicas de como construir com bloco estrutural.
Definição
Antes de aprender como construir com bloco cerâmico estrutural, é preciso entender suas peculiaridades. Um bloco de cerâmica estrutural é o componente desse tipo de alvenaria, ele se define por possuir furos prismáticos perpendiculares às faces que os contêm. Esses furos permitem uma alvenaria mais racionalizada, sem rasgos nas paredes depois de prontas, e que ainda viabilizam a passagem das tubulações de hidráulica e elétrica da sua obra.
Características
O bloco cerâmico, como já citamos, possui uma vedação térmica e acústica elevada, permitindo que o interior de sua casa fique isolado de barulhos da rua e permaneça agradável no inverno, e fresco no verão. Eles também são mais leves, o que facilita seu transporte e a dinâmica da obra, e a torna mais econômica. Você pode encontrar mais detalhes sobre as vantagens e desvantagens deste tipo de bloco aqui.
Para aproveitar o máximo de benefícios desse bloco e evitar problemas futuros é preciso investir em peças de qualidade e procurar empresas referência no mercado para realizar a sua compra. A Estrutural Selecta é hoje um dos principais fabricantes nacional de blocos Cerâmicos para Alvenaria Estrutural e Vedação. Como ela possui um laboratório interno onde todos os lotes são avaliados desde a pesquisa e caracterização da matéria prima até o produto acabado, as peças produzidas são de qualidade e garantem uma obra segura.
Dicas de construção (bloco estrutural)
A construção com bloco estrutural de cerâmica é simples, mas necessita da atenção em alguns detalhes para garantir uma boa utilização das peças. A seguir, veja os mais importantes:
- É preciso considerar uma modulação correta, isto é, se certificar de que as dimensões dos cômodos da construção sejam adequadas, para que não haja necessidade de improvisar depois. Para isso é indicado realizar um projeto de paginação das alvenarias, composto pelos desenhos da primeira e segunda fiadas (fileiras de blocos) e das elevações das paredes. Dessa forma será possível visualizar o local certo de cada bloco, onde deverão ser feitas as amarrações e outros detalhes da obra.
- Os blocos de cerâmica são leves, o que favorece seu manuseio.
- Este tipo de obra exige um número menor de profissionais. Para realizar o assentamento, a mão de obra não necessariamente precisa ser especializada, mas deve ser muito bem treinada, para entender os projetos e concretizar o ganho de produtividade de uma obra estrutural.
- Como os blocos vêm em tamanhos e formatos variados (canaleta, meio bloco, bloco de amarração, compensador, entre outros), permitem layouts mais ousados. Então, ao invés de quebrar blocos, basta utilizar os modelos específicos para cada função.
- As amarrações devem ser tratadas com especial atenção, pois são pontos de ligação e concentração de esforços. Sendo assim, é preferível fazer isso de forma direta, sobrepondo blocos de uma alvenaria na outra (junta amarrada). Isso é válido tanto para amarrações em T, cruzadas ou em L. Também pode-se utilizar reforços, como colocar uma barra de aço, tela metálica ou preenchê-las com graute (argamassa de preenchimento).
Para saber mais sobre como construir com bloco estrutural cerâmico, consulte o Guia Técnico da Estrutural Selecta.
Grupo Estrutural / Todos os Direitos Reservados